Hot! Como fazer seus mapas de batalha no Google Docs!

Olá pessoal!

Bom, passei anos praticamente sem escrever nenhuma tuto ou adaptar qualquer coisa para 3D&T, mas não foi por falta de idéias, e sim por falta de tempo que não postei nada aqui ainda. Meu erro, e por isso eu peço desculpas. E não há melhor maneira de se desculpar do que dando um presente e é isso que trago hoje nesse post. Aproveitem!

Como fazer seus mapas de batalha no Google Docs!

Todos nós sabemos como são importantes os materiais de apoio em uma aventura de RPG. Não são vitais para que ela ocorra, mas deixam a aventura muito mais divertida. Mapas, miniaturas, efeitos sonoros e trilhas de fundo, tudo isso pode ser usado para incrementar o nível de imersão no jogo, deixando a partida diferente e interessante. Há apenas um único problema: tudo isso é muito caro! Mas calma, você não precisa gastar nada incrementar sua aventura, basta apenas um pouco de tempo e de uma conta no Google.

Originalmente desenvolvi esse tutorial para ser usado em partidas online, mas nada impede que você possa usar isso em uma mesa de jogo, basta apenas ter um notebook/netbook e uma conexão wifi, não tão difícil de conseguir nos dias de hoje.

1.       Colhendo o Material

Você pode começar escolhendo o mapa específico para seu encontro nas dezenas de sites e fóruns de mapas digitais pela Internet. Eis aqui alguns links:

·         http://rpgmapshare.com/

·         http://www.dundjinni.com/forums/

·         http://www.profantasy.com

·         http://www.gozzys.com

·         http://www.cartographersguild.com

Não são os únicos, mas é um bom banco de imagens que você pode usar. Para a tuto usarei esse mapa que peguei no cartographersguild.com:

Agora é hora de preparar os token’s. Para quem não sabe, Token são objetos do tamanho de uma moeda ou maior, quadrados, circulares ou hexagonais, que representam os jogadores e os NPC’s no mapa de combate. Nesse site você pode encontrar um progaminha chamado TokenTool, ele é leve e simples, cria token’s em formato .PNG (com fundo transparente), importantíssimo para nosso tutorial.

Pegue a imagem.

Largue tal imagem na área escura do programa onde está escrito: Drag a image onto this pane

Monte seu token usando a roda do mouse pra dar zoom ou distanciar. Recomendo você montar os tokens em uma escala de 200×200 pixels, disponível em uma lista ao lado do programa. Finalizando você dê um Ctrl + S ou vá em File> Save Token.

Pronto. Agora que você já tem seus Token, entre no Google Docs (precisa ter uma conta no Google) para começar a montar seu mapa.

2.       Montando o Mapa

No Google Docs vá em Criar Novo > Desenho. Com a página aberta faça o upload da imagem do mapa escolhido, é importante lembrar que só dá para aumentar o mapa na área do desenho.

Agora faça o upload dos token’s. Note que eles estão grandes, é normal, pois quando reduzirmos eles irão manter a qualidade.

Coloque-os nas posições. Aqui você pode duplicar alguns inimigos de acordo com o encontro.

Seu mapa de combate está quase pronto, agora falta esconder os inimigos para causar um elemento surpresa.

Pegue a sua imagem do mapa original e faça recortes dos locais onde os inimigos ou qual quer outro NPC que precise ficar escondido, for aparecer. Agora ajuste as imagens no mapa. Atenção para a escala, que pode dar um pouco de trabalho. Na hora da ação, basta apenas deletar as imagens.

Outra maneira mais simples é selecionar os NPC’s, clicar com o botão direito e ordenar as figuras para que fiquem atrás da imagem do mapa, e, na hora do encontro, ordenar para que a imagem do mapa volte para o fundo, revelando os inimigos. Essa alternativa é mais recomendada para encontros aleatórios, porque todos os elemento escondidos aparecerão de uma só vez.

3.       Finalizando com algumas dicas

Você pode adicionar alguns “floreios” no mapa usando as próprias ferramentas do Google Docs.

É bem simples, basta apenas usar uma forma (Inserir>Forma), e nesta forma adicionar textos (clique 2 vezes na forma) relevantes como:

-Iniciativa;

-Pontos de Vida e Mana e Marcadores de Dano (você muda as cores, fundo, espesura da linha, etc, nessa barra de ferramentas );

 

-Nome dos Personagens;

-Alguma condição Especial.

Mesmo o programa tendo poucos recursos, as possibilidades são muitas. Basta apenas usar a criatividade. Além disso, tem o chat lateral, que serve para você conversar com as pessoas com quem você compartilha o mapa. Isso permite continuar narrando parte da aventura (ou a aventura inteira!) no mapa mesmo.

Agora está tudo pronto, bastando apenas compartilhar o mapa com os seus amigos através de e-mails. Você também pode permitir que eles editem o mapa, mas eu não recomendo, pois pode bagunçar a sessão se algum jogador engraçadinho resolver deletar o mapa, por exemplo.

Uma observação muito importante:

- Fique atento para compartilhar o mapa apenas na hora da sessão. E ao fazer isso, peça para que seus amigos não olhem a página carregando, pois ele carregará elemento por elemento podendo estragar a surpresa. Se o grupo tiver um bom fair play desconsidere este aviso.

Esse método pode ser usado para você mestrar qualquer RPG, tenha ele regras para combates com miniaturas ou não.  O importante é o apoio visual que aumenta (e muito!) a diversão da partida.

Bom isso é tudo e espero ter ajudado, vou continuar fuçando o programa e postarei em uma outra oportunidade algumas idéias de como conduzir dungeons pelo Google docs.

Até mais!!!

Autor

Zacksun

Um halfling publicitário, tem 23 anos, narra RPG há 12, mora em Brasília há 6, mas seu número da sorte é 8(?). Gosta de todos os sistemas de RPG que existem e que vão existir, mas tem um carinho especial pelo 3D&T. Gosta de raças pequenas, de classes furtivas, de magias cinematográficas e de guaraná Mineiro(?²).

Últimos Posts

6 Comentários

Comentários estão fechados.

  1. Sensacional, Zack, eu havia tentado fazer via planilha do Google Docs, mas não obtive sucesso. Ficou show, tenho até umas ideias para poder usar isso já!

  2. Fodasso! Melhor é herói de DotA fazendo aparição xD

  3. Perfeito !
    Apesar de eu já usar o CC3 para criar meus mapas, essa pode ser uma boa opção.

    Valeu !

  4. Esqueci de falar que podem usar programas de edição para customizarem seus mapas e token’s. Eu uso o Docs porque dá pra mexer nas figuras, como em programas similares tipo RPGTools E o D&D Insider. Além da vantagem de nunca precisar deletar do computador, nem ocupar espaço(uma vez que as imagens ficam no Google Picasa).

  5. Nunca usei mapa em PbF, mas quando precisa na mesa eu costumava a usar a tática da folha quadriculada encapada com contact, pra desenhar com canetão xDD

  6. Perfeito!